Header Ads Widget


Fotos e equipamentos da Comissão Rondon chegam a Tangará


A Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT) e a Secretaria Municipal de Cultura, abriram nesta terça-feira (31.07) a Exposição ‘Centenário da Comissão Rondon’ em Tangará da Serra.

A mostra de fotos e equipamentos utilizados durante a expedição comandada pelo Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon prossegue até o dia 12 de agosto no Shopping Center Tangará.

Tangará da Serra é a primeira cidade a receber a exposição itinerante que até novembro passará por mais quatro municípios mato-grossenses.

Cerca de 30 fotos tiradas durante a expedição e oito equipamentos utilizados pela Comissão estão expostos próximo à entrada principal do shopping.

A mostra retrata um pouco da realidade vivida pelo Marechal.

As fotos em exposição são do arquivo da SEC-MT e foram tratadas pelo fotografo Júlio Rocha especialmente para a ocasião.

Parte delas foram reproduzidas do “Relatório Apresentado à Diretoria Geral dos Telégrafos e à Divisão de Engenharia do Departamento de Guerra feito por Cândido Mariano da Silva Rondon”.

Os equipamentos foram cedidos pelos Correios, que mantém um rico acervo de materiais utilizados durante a expedição.

A organização da Secretaria de Cultura conta ainda com a parceria do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT), Correios e Prefeituras Municipais de Tangara da Serra, Juara, Primavera do Leste, Sinop e Nova Xavantina.

HISTÓRICO

No ano de 1907, no posto de major do Corpo de Engenheiros Militares, Cândido Mariano da Silva Rondon (1865-1958) foi nomeado chefe da Comissão Construtora de Linhas Telegráficas e Estratégicas de Mato Grosso ao Amazonas, que ligaria Cuiabá a Santo Antônio do Madeira, no Amazonas e, em seguida, em direção ao Acre, a primeira a alcançar a Região Amazônica.

Neste momento passa a ser chamada de "Comissão Rondon". À implantação das Linhas Telegráficas procedeu a preciosos estudos científicos no campo da etnologia indígena, geografia, fauna e flora do extenso território percorrido.

A Comissão Rondon construiu 2.270km de Linhas Telegráficas e 28 Estações Telegráficas, realizou o levantamento de 50.000km lineares de terras e de águas; determinou mais de 200 coordenadas geográficas; inscreveu na cartografia brasileira 12 rios, até então desconhecidos, e corrigiu informações sobre o curso de outros tantos.

Postar um comentário

0 Comentários