Header Ads Widget


Mato Grosso do Norte: pronto para ser criado



Brasil pode ter mais 6 novos estados

O Estadão divulgou nesta manhã que estão prontos para votação no Congresso Nacional projetos que prevêem a criação de mais seis Estados, um deles o Mato Grosso do Norte, abrangendo mais de 40 cidades a partir de Sorriso até Guarantã do Norte, divisa com Pará e na região Noroeste de Mato Grosso.

O projeto está há mais de 8 anos nas comissões da Câmara dos Deputados para serem avaliadas. Os novos Estados em estudo são: Carajás e Tapajós no Pará; Mato Grosso do Norte em Mato Grosso; Rio São Francisco na Bahia; Maranhão do Sul no Maranhão e Gurguéia no Piauí.

Os projetos de decreto legislativo, prevendo a realização de plebiscito para a população decidir se serão criados outros Estados, foram aprovados nas respectivas Comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e podem ser inseridos na pauta a qualquer momento.

Se aprovados, eles vão agravar o inchaço do Legislativo, abrindo 144 cadeiras de deputado estadual, 48 vagas de deputado federal e 18 de senador.

Esses projetos de decreto legislativo, que prevêem a realização de plebiscito, foram aprovados nas respectivas Comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e podem ser inseridos na pauta a qualquer momento.

Postar um comentário

0 Comentários