Header Ads Widget


Ameaças em Juína motivam ação de segurança

Blog do Romilson

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, vai assinar convênio com o Ministério da Justiça para garantir segurança de ambientalistas que trabalham no interior do Estado. A decisão foi tomada em decorrência das recentes ameaças de morte feitas por fazendeiros e políticos de Juína (a 735 km ano Norte de Cuiabá).

Segundo ela, o ministro Tarso Genro, da Justiça, assegurará um contingente da Força Nacional de Segurança para questões ambientais. “Assinaremos em breve esse convênio. Ele (Tarso) me disse que, dos 500 policiais que ficaram no efetivo da Força Nacional, haverá um destacamento para o setor ambiental”, adiantou a ministra.

A questão veio à tona depois que o procurador da República em Mato Grosso, Mário Lúcio Avelar, determinou que a Polícia Federal investigasse denúncias de que nove ambientalistas do Greenpeace e da organização Operação Amazônia Nativa (OPAN), além de jornalistas estrangeiros, teriam sofrido ameaças de morte de fazendeiros e políticos de Juína.

O grupo de pesquisadores foi expulso do município no último dia 20. A postura autoritária foi filmada e as imagens ganharam o mundo.

Postar um comentário

0 Comentários