Header Ads Widget


Cientistas querem reduzir burocracia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi questionado ontem em evento na SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) sobre a demora em resolver os problemas de burocracia que atravancam pesquisas no país.

A principal queixa vem de biólogos que trabalham coletando animais e plantas e dos pesquisadores que dependem de importação de material para seus estudos.

O Ministério do Meio Ambiente já emitiu uma portaria para facilitar a concessão de autorizações para pesquisa em parques nacionais.

No entanto, segundo o presidente da SBPC, Marco Antonio Raupp, o problema não foi solucionado. "O ministro Carlos Minc definiu novos procedimentos, facilitados, para a liberação de ações de coleta de instituições de pesquisa e pesquisadores.

Foi tudo resolvido em princípio, mas ainda está patinando." Após ouvir as reclamações dos pesquisadores, Lula afirmou que pensava estar "resolvido esse negócio de pesquisa na Amazônia".

Disse ainda que Minc, após reunião com cientistas há cerca de um mês sobre a questão, foi a seu gabinete e mostrou entusiasmo. "Vou saber com o Minc o que falta fazer", afirmou.

Postar um comentário

0 Comentários