Header Ads Widget


5% dos prefeitos eleitos podem ser cassados

Um levantamento feito pelo jornal O Estado de S. Paulo aponta que 299 prefeitos eleitos em 2008 podem ter seu registro de candidatura cassado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e correm o risco de nem assumir seus mandatos.

O dado leva em conta apenas casos em que o recurso já chegou ao TSE - o que pode aumentar o número de casos, já que não foram computados aqueles que ainda estão nos tribunais estaduais e juizados dos municípios.

O total de processos questionando o registro das candidaturas no TSE equivale à 5% dos 5.563 prefeitos eleitos este ano.

No geral, dobrou o número de pedidos para cassação de candidaturas de prefeitos e vereadores feitas ao tribunal superior: 5.920 em 2008, ante 3.032 feitas em 2004, apontou a reportagem.

Segundo ao Estadão, a maior parte dos casos que terminam com cassação do registro da candidatura é referente a problemas com a rejeição de contas de políticos que já ocuparam cargo público, o não-prestação de contas em eleições passadas e a falta de pagamento de multas da Justiça eleitoral. BSB

Postar um comentário

0 Comentários