Header Ads Widget


O Brasil e o mundo

Sr. Dorjival, vez ou outra colaboro com o jornal Folha Regional daqui de Pontes e Lacerda com matérias de minha autoria, pois gosto de me sentir útil, principalmente quando se trata de assuntos que me dizem respeito. Envio-lhe esta minha crônica e autorizo ao Diário de Tanga´rá publicá-la se houver interesse. Um grande abraço a todos por aí.


Enquanto os governos chineses e brasileiros acenam para a existência de uma moeda única, bilateral, criando uma alternativa ao dólar, coisa que, diga-se de passagem, revela nossa inevitável fusão com a pátria de Hun Jintao, Rússia e Estados Unidos renovaram seu acordo de desarmamento nuclear.

O Klemlim e a Casa Branca novamente de mãos -dadas. Mais uma fusão. Parece que estamos mesmo vivendo na era das fusões, cambiais, diplomáticas, não importa, é o sonho tupiniquim de estar entre os grandes, globalizado, tornando-se realidade.

A Verdade mesmo é que não existe outra saída, quem não se unir agora perdeu o bonde da história. Esta sim contará com imparcialidade, assim queremos acreditar, sobre o início do século XXI e suas fusões, onde nações antes inimigas, ou mesmo infinitamente distintas, tiveram de apoiar-se, como se fosse um último e pequeno bote salva-vidas passando água à baixo no perigoso mar do mercantilismo moderno.

Se a globalização valeu a pena, ainda é cedo pra afirmar; Mas uma coisa é certa, é melhor que nossos descendentes especializem –se em línguas estrangeiras, do contrário talvez serão vistos como Neanderthais, ou Homo anti fusionais ultrapassados, remanescentes do início do século XXI, da era das fusões.

Ou quem sabe até lá acrescentem ao nosso DNA habilidades multi-linguais. Enfim seremos poliglotas, é só tomar uma pílula, já pensou-”Hoje vou tomar uma das chinesas... amanhã uma Perestróica” Nietchva! Chega de aulas de inglês!

E por aí vai o mundo. Eu, por enquanto, vou por aqui, gastando meu português mesmo. Pelo menos até que cheguem as pílulas.

SILVIO CARLOS DUARTE MIGUEL é Médico Veterinário e Fiscal do Ministério da Agricultura especializado em Comércio e Relações Exteriores.Silvio.miguel@agricultura.gov

Postar um comentário

0 Comentários