Header Ads Widget


Data propõe reflexão sobre utilização deste bem tão precioso

Imagem captada do site Olhar Cristão

Todos concordam que a água é um elemento vital para nossa sobrevivência. Porém, apesar de sua importância, este recurso natural tão precioso está sendo ameaçado pelo desperdício e pela poluição de rios e lagos.

Se a situação continuar nessa proporção desenfreada, a escassez de água poderá se tornar um problema real, de proporções globais.

Para oportunizar um momento de reflexão sobre este bem tão valioso, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou no dia 22 de março de 1992 o Dia Mundial da Água. A data propõe à sociedade uma maior discussão acerca de diversos temas relacionados a este importante bem natural.

De acordo com dados da ONU, apesar de dois terços do planeta Terra serem recobertos por este precioso líquido, apenas 0,008 % do total da água existente em todo o mundo é potável, própria para consumo.

Embora seja abundante, a quantidade de água no planeta permanece constante, enquanto seu consumo aumenta gradativamente, o que poderá resultar em sua escassez num futuro próximo.
A situação é preocupante, principalmente devido ao consumo inconsciente e aos atos prejudiciais às fontes de água. Conforme dados da ONU, cada brasileiro gasta, em média, 200 litros de água por dia, um volume cinco vezes maior que o recomendado pela Organização.

O problema ainda tem outro agravante: boa parte das fontes desta água, como rios, lagos e represas, esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem.

Diante da atual situação de tratamento deste bem vital, este Dia Mundial da Água surgi como uma oportunidade de criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

Mesmo não tendo força o suficiente para solucionar o problema em todo o mundo, cada cidadão pode tomar atitudes no dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural.

Confira algumas dicas para economizar água

Procure não tomar banhos demorados - Cinco minutos no chuveiro são suficientes para um bom banho.

Escove os dentes com a torneira fechada - Abra-a apenas para enxaguar. O mesmo vale para o momento de fazer a barba.

Não use a privada como lixeira ou cinzeiro e nunca acione a descarga à toa - Ela gasta muita água. Uma bacia sanitária com válvula com o tempo de acionamento de 6 segundos gasta 10 litros de água.

Ao lavar a louça, primeiro limpe os restos de comida dos pratos e panelas com esponja e sabão - Só depois abra a torneira para molhá-los. Ensaboe tudo que tem que ser lavado e então abra a torneira novamente para novo enxágue.

Junte bastante roupa suja antes de ligar a máquina ou usar o tanque - Não lave uma peça por vez.

Caso use lavadora de roupa, procure utilizá-la cheia e ligá-la no máximo três vezes por semana -. A lavadora de roupas com capacidade de 5 quilos gasta 135 litros. O ideal é usá-la somente com a capacidade total.

Se na sua casa as roupas são lavadas no tanque, deixe as roupas de molho e use a mesma água para esfregar e ensaboar - Use água nova apenas no enxágüe. E aproveite esta última água para lavar o quintal ou a área de serviço.

Use um regador para molhar as plantas ao invés de utilizar a mangueira - Ao molhar as plantas durante 10 minutos o consumo de água pode chegar a 186 litros.

Postar um comentário

0 Comentários