Header Ads Widget


NÚCLEO: Estudos da Literatura de MT celebra dois anos

Por Dante Gatto, especial para o Diário de Tangará


NÚCLEO: Estudos da Literatura de Mato Grosso WLADEMIR DIAS-PINO completa dois anos de atividades


Em 07 de dezembro de 2007, o Núcleo Estudos da Literatura de Mato Grosso Wlademir Dias-Pino foi criado pela Resolução n.180/2007 – do Conselho de Pesquisa e Ensino da UNEMAT (Universidade do Estado de Mato Grosso). Surgiu do grupo de pesquisa Estudos da Literatura de Mato Grosso, cadastrado no CNPq. Grupo e Núcleo são compostos por professores do Departamento de Letras do Campus Universitário de Tangará da Serra e dos demais campi. Em seu primeiro ano de existência (07 de dezembro de 2007 à 07 de dezembro de 2008), o Núcleo foi coordenado pela Professora Walnice Aparecida Matos Vilalva; em seu segundo ano de existência (07 de dezembro de 2008 à 07 de dezembro de 2009), por decisão do conselho deliberativo o Núcleo Wlademir Dias-Pino foi coordenado por Dante Gatto. O ano de 2010 será coordenado pela Professora Marinês da Rosa.

Nestes dois anos, o Núcleo soma seis projetos de pesquisa. Publicações significativas como a Coleção Obras Raras, organizada por Walnice Vilalva, compostas por clássicos da literatura mato-grossense que foram esquecidos na primeira edição: Mirko de Bianco Filho, Areotorare e Saroba de Lobivar Matos, Piedade de José de Mesquita, Era um Poaieiro de Alfredo Merien, Vozes femininas de Arlinda Morbeck, Amália Verlangieri e Vera Randazzo, Luz e Sombras de Feliciano Galdino e Caçadores de Diamantes de Luiz Sabóia. Todos da primeira metade do século XX.

Organizado por Walnice Vilalva e Gilmar Laforga, com a parceria da SEMEC (Secretaria Municipal de Cultura), publicou-se o obra Vozes do assentamento Antonio Conselheiro, resultante do projeto “O homem e a terra: identidade e cultura popular no Assentamento Antonio Conselheiro”.

O núcleo, também, sustenta a Revista Alĕre, voltada ao estudo da literatura mato-grossense e questões teóricas dela recorrente: o regionalismo com suas particularidades estéticas. Estamos no segundo número e o periódico já se firma como importante bibliografia para o estudo da literatura na atualidade.

O Núcleo centralizou todas as ações em torno do Programa de Mestrado em Estudos Literários no Campus Universitário de Tangará da Serra, aprovado em 2009, e esteve à frente da execução do Projeto PROGRAMA NACIONAL DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA - PROCAD NOVAS FRONTEIRAS que dará sustentação ao referido Mestrado.

O Núcleo Wlademir Dias-Pino idealizou, implantou e organizou um curso de literatura mato-grossense (Leitura de poesia mato-grossense), em 2008, aos alunos da graduação, cujos módulos foram ministrados pelos próprios alunos, com suporte da pesquisa que desenvolviam, e por alguns professores.

O Núcleo promoveu duas edições seguidas de concurso literário, nas formas poema e conto, no primeiro e segundo semestre de 2009 e pretende, para o ano de 2010, estender a oferta para a comunidade mato-grossense e nacional.

O Núcleo Wlademir Dias-Pino ofereceu curso de pós-graduação lato sensu, de literatura mato-grossense (440 horas), em Tangará da Serra e Cuiabá. Importante destacar o custo de tais cursos: taxa única de R$ 180,00 e R$ 250,00 respectivamente.

O Núcleo Wlademir Dias-Pino participou ativamente das grandes decisões institucionais unematianas, promovidas pela Associação dos docentes (ADUNEMAT) que criaram condições propícias à Aprovação do Mestrado Institucional em Estudos Literários:

Lei Complementar N° 319, de 30 de Junho de 2008, que estabelece uma estrutura mais adequada à democracia organizacional e, conseqüentemente, à pesquisa;

Lei Complementar n. 320 que altera o Plano de Carreiras, Cargos e Salários dos docentes, instituindo, como opção, o regime de Dedicação Exclusiva, o que ampliará em muito às possibilidades de pesquisa.

E a luta continua em muitas frentes, notadamente para efetivar as decisões do II Congresso Universitário, ocorrido em 2008 e ainda não assimilado pela máquina burocrática da UNEMAT.

Resumindo e concluindo, os pesquisadores do Núcleo Wlademir Dias-Pino trabalharam intensamente estes dois primeiros anos de existência e participaram efetivamente dos momentos significativos ao amadurecimento institucional.

Dante Gatto, professor-doutor, é pesquisador do Núcleo Wlademir Dias-Pino

Postar um comentário

0 Comentários