Header Ads Widget


ADOÇÃO: Ação conjunta marca mobilização em comarca de Tangará da Serra

Além das mobilizações tradicionalmente desencadeadas pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso e pelas Comarcas de Cuiabá e Várzea Grande alusivas ao Dia Nacional da Adoção, que é celebrado nesta terça-feira (25 de maio), as unidades judiciárias do interior do Estado também estão envolvidas ativamente com a causa.

Um exemplo é a Comarca de Tangará da Serra, que pela primeira vez promove uma ação conjunta entre as varas de Infância e Juventude e Família e Sucessões com o foco integralmente direcionado ao tema.

A programação especial relativa à campanha, cujo início se deu na segunda-feira (24 de maio), terá prosseguimento hoje com uma sessão solene na sede da Associação Comercial e Industrial do município, aberta ao público em geral. Na ocasião, os participantes receberão adesivos contendo o slogan do projeto.

A campanha também dispõe de um vasto material gráfico e publicitário de divulgação das questões ligadas à adoção, fornecido pela Corregedoria Geral de Justiça através da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), bem como pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e outros parceiros locais.

Na sessão noturna da Câmara Municipal, realizada na segunda-feira (24 de maio), os juízes Claudio Roberto Zeni Guimarães (Quarta Vara Cível) e Ângela Regina Gama da Silveira Gimenez (Segunda Vara Cível) fizeram pronunciamentos a respeito da importância da adoção aos vereadores e munícipes que compareceram à Casa de Leis.

Além disso, foi elaborado um DVD com depoimentos de pais e filhos adotivos e moradores do município, onde se podem perceber os múltiplos enfoques da questão.

Os servidores do Fórum da comarca também se envolveram com a campanha, cujo tema escolhido pela unidade judiciária este ano foi a adoção tardia. Estatísticas nacionais mostram que são baixos os índices de adoções das crianças que não se encaixam ao “perfil” exigido pela maioria dos pretendentes, qual seja, o de crianças com idades abaixo dos dois anos, com pele branca e sem problemas de saúde.

Ação pioneira - Outra iniciativa desenvolvida em Tangará da Serra é a implantação do Grupo de Gestão Integrada da Infância e Juventude, proposta precursora de autoria do juiz Cláudio Zeni, que se propõe a fortalecer as ações na área infanto-juvenil com natureza multidisciplinar e a ser composto pelos órgãos e membros da rede de proteção da infância e da adolescência.

Todos os trabalhos previstos visam apresentar à sociedade tangaraense a importância da adoção, sobretudo para sensibilizar a sociedade quanto à situação das crianças e adolescentes abrigados. Da Assessoria

Postar um comentário

0 Comentários