Header Ads Widget


BOLSA FAMÍLIA NÃO DESESTIMULA O TRABALHO, CONSTATA ESTUDO DO PNUD

A probabilidade de quem recebe o Bolsa Família estar trabalhando é maior - 1,7% a mais para homens, 2,5% para mulheres - do que entre pessoas da mesma faixa de renda que não participam do programa.

É o que conclui estudo coordenado pela pesquisadora Clarissa Gondim Teixeira, do Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (CIP-CI), órgão do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Segundo o levantamento, a taxa de ocupação de quem recebe o Bolsa Família pouco difere da referente a quem não recebe. Portanto, o Bolsa Família não faz com que o beneficiário se sinta desestimulado a trabalhar.

Um dos motivos que explicam isso é a condicionalidade da educação: como as crianças precisam frequentar a escola, as mães disporiam de mais tempo para trabalhar remuneradamente, sem tanta necessidade de ficar em casa cuidando das crianças. "O Programa Bolsa Família não causa 'desencorajamento' ao trabalho", avalia Clarissa Gondim.

A pesquisa, sob o título "Uma análise da heterogeneidade do efeito do Programa Bolsa Família na oferta de trabalho de homens e mulheres", foi publicada em inglês pelo órgão ligado à ONU e se baseia em dados colhidos pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD, feita pelo IBGE) de 2006.

Postar um comentário

0 Comentários