Header Ads Widget


Antibióticos só com receita médica a partir de domingo

(Raquel Ferreira) - A venda de antibióticos começa a ser controlada nas farmácias e drogarias, conforme determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em combate à automedicação que pode ocasionar resistência de microorganismos, dificultando seu combate.

A exemplo do que ocorreu com a Klebsiella Penumoniae Carbapenemase (KPC), a superbactéria, que fez vítimas em vários estados, inclusive com mortes. Em Cuiabá, ocorreu somente um caso suspeito, mas foi descartado por exames laboratoriais.

A venda controlada começa a valer no domingo para todo o Brasil. A determinação foi publicada no Diário Oficial da União no dia 28 de outubro com prazo de um mês para entrar em vigor.

Na Capital mato-grossense, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), todas as unidades de saúde estão recebendo orientações sobre o procedimento de venda dos antibióticos. E já prevê a dificuldade em colocar em prática as determinações.

As receitas serão emitidas em 2 vias. A primeira via ficará retida no local de venda e a segunda será devolvida ao paciente com carimbo, comprovando o atendimento.

A norma definiu, também, novo prazo de validade para as receitas, que passa a ser de 10 dias, devido às especificidades dos mecanismos de ação.

Postar um comentário

0 Comentários