Header Ads Widget


Não somos meros espectadores

Imagem Gustavo Rocha

É preciso que fique bem claro diante de todos nós no atual contexto da sucessão presidencial que já foi definida e que vem aí quando Lula da Silva passar a faixa presidencial para Dilma Rousseff, nós não somos meros espectadores nesse processo.

Nós também somos sujeitos dessa ação. Nesse diapasão, Dilma Rousseff pode estar preocupada em montar o seu governo, mas nós não podemos lavar as mãos achando que nós já cumprimos a nossa missão no dia da eleição em 30 de outubro. Nada disso.

Nós temos não só o dever, mas a obrigação de acompanhar tudo. Eu hoje até me recordo de uma pesquisa que foi publicada recentemente e empreendida pela empresa Marcondes Consultoria, onde esta realça os desejos dos brasileiros.

E nesse levantamento havia uma lista de 70 palavras que constituem valores básicos ressaltados pelos brasileiros dentre os quais se sobressaíam responsabilidade, respeito, corrupção, iniciativa, justiça, ética, etc.

Cada pessoa entrevistada foi chamada a dizer qual o item da pesquisa que se identificava com ela própria, quais os mais importantes para o Brasil e ainda como a pessoa gostaria de ver o Brasil no futuro?

Não houve surpresas quando definiram o Brasil, as palavras mais citadas foram corrupção, pobreza, crimes/violência, desemprego, analfabetismo, poluição ambiental, agressividade, incerteza para o futuro dentre tantas e tantas outras.

Como se observa seja em que for a região, o brasileiro demonstrou que sabe ordenar seus pensamentos. Ele dá valor à família, à honestidade, ao respeito, alegria, humildade, saúde, justiça, esperança e paciência.

As pesquisas nunca têm a última palavra, nunca têm necessariamente as últimas palavras, mas demonstram uma tendência. Então, em termos de futuro do Brasil pensemos em cima disso enquanto é tempo. Emery Costa

Postar um comentário

0 Comentários