Header Ads Widget


Documentário sobre a vida cigana será lançado em Tangará da Serra



Imagem ilustrativa captada do google

Mistérios da etnia cigana, uma cultura milenar, emergem no vídeo documentário “É Kalon – Olhares Ciganos”, que será lançado segunda-feira (18), às 19h30, no anfiteatro do Centro Cultural de Tangará da Serra.

Por meio de olhares e narrativas de um grupo formado por pessoas que se auto-denominam ciganos Kalon, o material audiovisual levará quem for conferir a exibição à viajar por um universo diferente, mas contemporâneo, onde identidades culturais se cruzam nos dias de hoje.

Produzida pela cigana Irandi Rodrigues Silva, o vídeo tem patrocínio do Fundo Estadual de Cultura (FEC) e é dirigido pelo cigano e jornalista Aluízio de Azevedo Silva Júnior, que assina ainda roteiro.

De acordo com Irandi, que é proponente do projeto e professora da Escola Estadual Bento Muniz, há aproximadamente 80 anos o grupo de sua família circula e reside em várias cidades de Mato Grosso.

Além da comunidade cigana em Tangará, também participaram da obra comunidades de Rondonópolis e Cuiabá. Estão previstos lançamentos nas duas cidades. Na Capital será 24 de maio, dia nacional dos ciganos desde 2006. Já em Rondonópolis, a data ainda será definida.

“É muito gratificante mostrar um pouco das nossas raízes. Esperamos que o vídeo e o radioconto ajudem a conservar e registrar memórias e narrativas, desmistificar preconceitos, estereótipos e até mesmo sirva como uma obra pedagógica”, observou a produtora, ao lembrar que pretende distribuir o vídeo para escolas de todo o Estado.

A apresentação do documentário é uma parceria entre a produtora Latitude Audiovisual e a produtora independente, Camaleão, Arte e Cultura. Odenyr Silva Filho e Duflair M. Barradas dividem a fotografia do documentário, a edição é de Gisela Luiza Magri e Aluízio de Azevedo Silva Júnior.

RADIOCONTO

No mesmo dia será lançado o radioconto “Contos ciganos - A roda de fogo e o desafio da princesa”, uma adaptação de um conto popular livremente inspirado nas narrativas ciganas.

O trabalho é vencedor do concurso Nossa Onda, do Ministério da Cultura (Minc), projeto que faz parte do Programa Mais Cultura e apoiou a produção de obras radiofônicas inéditas nos gêneros radiodocumentário e radioconto sobre o tema diversidade cultural.

Roteirizado por Aluízio de Azevedo Silva Júnior, o trabalho tem direção e sonografia de Yuri Copcack e produção executiva de Duflair Barradas.

Agora, o produto será veiculado na rede de distribuição do Ministério da Cultura, que é composta por rádios educativas e comunitárias. Graças a uma parceria com associação brasileira de radiodifusão comunitária e a Sociedade amigos da cinemateca.

Postar um comentário

0 Comentários