Header Ads Widget


Questão ecológica, questão moral

"Sempre mais nos damos conta de quanto o nosso planeta é precioso e único no universo. Sem excluir que possa haver vida em algum outro lugar na imensidão do cosmo, o certo é que, com todo seu potencial para esquadrinhar o espaço sideral, os estudiosos ainda não conseguiram detectar nada que se pareça com a vida no nosso Planeta Azul, nem mesmo com as suas formas mais elementares.

A Terra é a casa da vida, o espaço privilegiado que abriga uma diversidade enorme de seres vivos; Ela é o condomínio da família humana, com suas raças, povos e culturas diferentes; lentamente e com certa relutância, vamos aprendendo que ninguém é dono absoluto de pedaço algum desse globo e que todos fazem parte de uma imensa comunidade humana, que tem tanto em comum.

Todos são responsáveis por todos nesta comunidade e o bem de cada um só será completo se também for o bem de todos os demais: da mesma forma, o mal de um, é o mal de todos.

Comum deve ser também o zelo para que este condomínio não seja descuidado e tornado inabitável com o passar do tempo. Está em jogo o bem de todos.

Embora a questão ambiental entre, aos poucos, nas preocupações diárias, ainda estamos longe de ter alcançado uma consciência coletiva que seja capaz de frear os estragos causados pela intervenção humana na natureza; no âmbito dos comportamentos individuais, há muito o que fazer para que o zelo pelo meio ambiente se torne habitual e cultural; no campo das decisões políticas, em todos os níveis, está difícil chegar aos consensos que levem plenamente a sério a questão ambiental". (Trecho de um escrito do Cardeal Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo).

Postar um comentário

0 Comentários