Header Ads Widget


Dorjival Silva cria a associação dos jornais do interior de Mato Grosso



Jornalista Dorjival Silva: “Essa
associação nascerá muito forte”
Os jornais impressos das cidades do interior de Mato Grosso ganharão ainda neste semestre uma associação que os representem em todas as esferas sociais e junto às administrações públicas: municipal, estadual e federal. O fundador da entidade é o jornalista e empresário de comunicação Dorjival Silva que mantém na cidade de Tangará da Serra uma agência de publicidade, um instituto de pesquisas e o jornal O Tangaraense.

Segundo Dorjival Silva, a Associação dos Jornais Impressos do Interior de Mato Grosso (AJIMAT) já tem o aval de uma dezena de veículos de comunicação para ser criada. E como outras empresas jornalísticas estão sendo contatadas, é possível que a entidade já surja com boa representação.

A AJIMAT seguirá os mesmos ritos de uma associação sem fins lucrativos, porém, com objetivos bem traçados, especialmente pela busca de valorização dos seus associados. De acordo com o fundador, um dos vários problemas que os jornais do interior de Mato Grosso sofrem é a descriminação quanto à administração das mídias do governo estadual, Assembleia Legislativa e Judiciário. “Esses poderes insistem em distribuir suas campanhas publicitárias apenas para os veículos de comunicação da capital, desprezando veementemente os jornais do interior, passando disfarçadamente a impressão que não são bons, e pior, que não existem leitores interessados nas campanhas publicitárias institucionais”, diz Dorjival Silva.

Fato é que, o governo do estado e Assembleia Legislativa, investem milhões de reais todos os anos em jornais, rádios e tevês de Cuiabá. Deixando completamente abandonados os veículos de comunicação do interior. Segundo Silva, a maioria dos jornais, por exemplo, vive a ponto de fechar suas portas, sobrevivendo basicamente de pequenas verbas de prefeituras e Câmaras de suas cidades, e em geral, do comércio.

Sem contar que todos aqueles jornais que não “rezam” na cartilha dos poderosos locais estão de fora de qualquer contemplação publicitária. Esse, de acordo com Silva, é outro problema sério enfrentado pelos veículos de comunicação do interior, onde prevalece ainda em muitos municípios, um descarado ódio à liberdade de imprensa e de expressão.

ASSEMBLEIA GERAL - A primeira reunião para discussão dos Estatutos e Regimento Interno da AJIMAT ainda está sem data definida, mas há grande possibilidade de acontecer no começo de maio, possivelmente no Dia do Trabalhador. Até lá, de acordo com Dorjival Silva, mais contatos serão realizados com a finalidade de atrair mais empresas jornalísticas para a entidade. Interessados no assunto devem manter contatos pelo email: otangaraense@gmail.com e fone - 65 96285314

Postar um comentário

0 Comentários