Header Ads Widget


PPSB – 40 ou PPSB – 23

A fusão que discutimos nesse momento, entre PPS e PSB, não pode ser comparada de forma simplista a outras que vem ocorrendo na história política do país. Há quase 70 anos esses dois partidos participam, juntos, de inúmeros processos de lutas democráticas voltadas para o desenvolvimento do país, mas sempre com foco maior no desenvolvimento da sociedade, na dignidade do homens e mulheres brasileiras.

A fusão que ora se avizinha tem lógica e fundamento. O PPS, inclusive, acabou de publicar um livro contando a história de todas as lutas travadas, lado a lado, por essas duas forças políticas. Portanto, não se pode comparar esta fusão somente com o olho no processo eleitoral, esse pragmatismo quase estúpido que desumaniza as relações dos partidos com a sociedade.

A possível fusão entre DEM e PTB, por exemplo, não tem qualquer relação com o que está ocorrendo com PPS e PSB. Basta olharmos como se deu a história desses dois partidos no campo das lutas democráticas. Ademais, PPS e PSB são partidos forjados no campo do socialismo e na esquerda democrática, isso porque tem uma esquerda que não é democrática. Também guardam relação direta com as lutas populares.

Desse modo, em se tratando do novo nome, penso que nenhum dos partidos deveria perder as suas siglas originais. Por isso, sugiro que seja: PPSB – 40 ou 23. Mas PPSB. Vejam que não se perde nenhuma das letras dos dois partidos. Quando ao número, ambos são massificados nacionalmente.


Antonio Carlos Máximo é secretário-geral do PPS de Mato Grosso e presidente da Fapemat.

Postar um comentário

0 Comentários